São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Magno é novo líder do tráfico no RJ

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Um novo líder do tráfico começa a se destacar no estado do Rio. De obscuro traficante da Mangueira (zona norte), Magno Fernando Soeiro Tatagiba de Souza teria, em um ano, passado a controlar 39 favelas em três municípios.
Conhecido como Magno da Mangueira, o novo "chefão" é apontado pela polícia como responsável pelos confrontos entre bandos rivais ocorridos este mês nas zonas norte e oeste do Rio e em Niterói (15 km da capital).
Segundo a Folha apurou junto a moradores de favelas, Magno da Mangueira repete os procedimentos de velhos traficantes: dá remédio a doentes e comida aos pobres (leia texto nesta página).
Levantamento
Levantamentos de três batalhões da PM e da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado do Rio indicam que Magno da Mangueira já domina 20 favelas no Rio, 12 em Niterói e 7 em São Gonçalo (20 km do Rio).
Segundoi a SSP, Magno da Mangueira está ocupando o espaço vago com a prisão de líderes tradicionais do tráfico carioca, como Ernaldo Medeiros (o Uê), e Márcio Nepomuceno (o Marcinho VP).
"A Mangueira está centralizando o comando do tráfico no Rio", disse à Folha o tenente-coronel Milton Corrêa da Costa, assessor técnico da SSP.
Comando Vermelho
Apontado como traficante vinculado à facção criminosa CV (Comando Vermelho), Magno da Mangueira estaria aliado a líderes de favelas poderosas da cidade, como Lambari (Jacarezinho) e Ulisses (Vigário Geral).
Onde não foi possível um acordo, Magno da Mangueira teria aberto caminho auxiliado por armamentos pesados e um grupo de cerca de 120 comandados.
Responsável pela chefia do policiamento em parte da zona oeste carioca, o tenente-coronel Vinícius Cavaliere, comandante do 27º BPM (Batalhão de Polícia Militar), quantifica o poderio de Magno da Mangueira na região.
"Como aconteceu em todo o Rio, agora o Magno tomou conta das favelas da zona oeste: Antares, Cesarão, Rola, Eucaliptol, João 23, Três Pontes. Está tudo controlado pelo pessoal da Mangueira", afirmou Cavaliere.
A maior favela de Niterói, a do morro do Estado, passou, na semana passada, a integrar o "império" de Magno da Mangueira, que matou o antigo líder local, PH, para se estabelecer como "novo chefe" na área.

Texto Anterior: Casamento pode ter sido pivô de crime
Próximo Texto: Dois morrem em tiroteio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.