São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Münster esquenta verão cultural europeu

CELSO FIORAVANTE
DO ENVIADO ESPECIAL

Apesar da temperatura alemã, que teima em dizer o contrário, o verão europeu das artes esquentou ainda mais anteontem, com a abertura oficial do Skulptur Projekte 97 (Projeto Escultura 97), na cidade de Münster (norte da Alemanha).
Realizado periodicamente, mas apenas a cada dez anos, o evento monotemático reúne os mais importantes nomes da área em todo o mundo.
Em sua terceira edição (a primeira foi em 1977), traz obras de 62 artistas, entre eles o americano Michael Asher, a inglesa Rachel Whiteread (que está em Veneza), o russo Ilya Kabakof, o norte-americano Richard Serra, o canadense Stan Douglas (que tem seu vídeo "The Sandman" na Documenta), os italianos Alighieri e Boetti e os alemães Hans Haacke e Martin Kippenberger (ambos na Documenta).
Cada artista recebeu 5.000 marcos e teve paga as despesas com a confecção da obra.
O evento tem curadoria de Kasper Knig e Stephen Craig, que espalharam as peças em cerca de 250 mil metros quadrados da cidade.
Venha sem pressa, pois é impossível percorrer tanto terreno em um dia e é bem difícil encontrar todas as obras, já que estão espalhadas por museus, ruas, praças e parques de toda a cidade.
Uma vantagem, porém, é o insólito horário do Landesmuseum, no centro da cidade. Funciona diariamente das 10h à meia-noite (já que o sol aqui brilha até às 21h), mas fecha às segundas-feiras.
O evento prossegue até 28 de setembro, mesmo dia em que a Documenta de Kassel também fecha suas portas.
(CF)

Texto Anterior: Mulheres de David perdem o sexo na Documenta de Kassel
Próximo Texto: Gilberto Gil faz hoje em Paris show de seu álbum "Quanta"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.