São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gilberto Gil faz hoje em Paris show de seu álbum "Quanta"

MARTA AVANCINI
DE PARIS

Novo álbum do cantor chegou às lojas da França há três dias

Gilberto Gil faz hoje em Paris show de seu album "Quanta"
Gilberto Gil faz hoje, na França, o terceiro show da temporada européia de "Quanta", seu novo disco. Ele se apresenta na casa de shows La Cigale, em Paris.
Antes, Gil já passou por Londres e Milão. Em 13 de julho, ele volta à França para um concerto em Marselha.
O novo CD de Gil chegou às lojas francesas há três dias. A versão para o mercado internacional foi devidamente adaptada para permitir uma compreensão do universo do cantor e compositor.
As letras em português são acompanhadas de uma versão em inglês, e alguns termos ligados à cultura brasileira receberam breve explicação em inglês.
Cesar Lattes, o físico cuja carta para Gil funciona como uma apresentação do disco, é objeto de uma nota que o qualifica como "um dos mais importantes físicos brasileiros" e que explica sua importância por ter participado das pesquisas para a descoberta de uma partícula subatômica.
Outros termos, em tese, mais obscuros aos não-brasileiros, como "tupi" (a língua indígena) e "guaiamum" (o caranguejo), também são explicados.
Gilberto Gil deverá fazer um show que combina as novas músicas com hits consagrados e conhecidos do público francês.
"Se ele não fizer isso, o público certamente ficará frustrado", disse Agnès Thomas, assessora da WEA, empresa responsável pela distribuição dos discos de Gil.
Segundo ela, o cantor e compositor tem espaço garantido no mercado europeu. "O público dele não é só composto por brasileiros com saudade do país. Ele tem fãs europeus."
O potencial de mercado do novo disco reside, para Agnès, na combinação entre tradição e inovação presente em "Quanta".
"Ele fica entre a tradição e o pop, o que agrada muito ao público europeu, em especial ao francês, que gosta da música latina."
As referências e homenagens a outros nomes da música brasileira presentes no disco -Antonio Carlos Jobim ("De Ouro e Marfim"), João Gilberto ("Um Abraço no João") e Milton Nascimento ("Sala do Som")- são pontos fortes do CD, ao lado de hits como "Pela Internet" e a própria música-título, "Quanta".
"Essa combinação agrada a um público atrás de novidades", diz Agnès Thomas.

Texto Anterior: Münster esquenta verão cultural europeu
Próximo Texto: Viva a seleção trash! Gagállo e seus carecas!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.