São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Time e CNN se unem em "Impact"

MATINAS SUZUKI JR.
DO CONSELHO EDITORIAL

Nas TVs por assinatura, há uma nova experiência em jornalismo no final das noites de domingo (por sinal, pouco inteligente na TV aberta brasileira. Para quem não está somente interessado em futebol ou na competição entre "Silvio Santos" e "Sai de Baixo", sobra pouca coisa para ver).
"Impact" (CNN, não legendado, você pode ver tanto na TVA quanto na Net/Multicanal), domingo, 22h, no ar desde março, é o primeiro grande projeto jornalístico produzido conjuntamente pela revista semanal norte-americana "Time" e o canal de informação CNN -que agora pertencem ao mesmo grupo de comunicação.
No início de 97, a revista "Time" passou a publicar reportagens exclusivas sob o selo "Time/CNN", botando nas bancas o primeiro esforço de apuração e edição conjuntas das duas potentes casas de jornalismo.
Em março de 97, a CNN lançou o "Impact".
Seu principal âncora é Bernard Shaw, aquele que você conheceu no bombardeio de Bagdá, durante as transmissões do repórter Peter Arnett direto do Iraque na noite de 16 de janeiro de 1991; o segundo âncora é Stephen Frazier, que fazia reportagens para o programa "CNN Presents".
"Impact" tem alguns desafios interessantes.
O primeiro é o de investir em longas reportagens (cerca de quatro por programa) e em jornalismo investigativo -que é caro e, para alguns especialistas no ramo, chato para leitores e espectadores.
O segundo é o de apostar que dará certo o trabalho conjunto entre dois veículos diferenciados, com as suas linguagens intrinsicamente diferentes e com as culturas jornalísticas de cada redação também tão distintas.
(Tem muita gente nesse setor que considera incompatível o trabalho conjunto entre dois veículos que lidam com sistemas de informações diferentes. Como se diz hoje em dia, acaba-se perdendo o "foco" original de cada veículo. A conferir.)
Há um time de jornalistas da "Time" trabalhando para o "Impact", entre eles o 14º editor-chefe da revista desde que ela foi fundada em 1923, Walter Isaacson.
Alguns jornalistas da "Time" tiveram a coragem de pôr a cara no vídeo, apresentando as próprias reportagens. Em algumas que vi, saíram-se bem.
Forum
Além da tabelinha entre os satélites e as impressoras, "Impact" investe ainda em uma terceira via: criou um "Forum" para os telespectadores debaterem, com os editores e alguns convidados, um dos temas levantados pelo programa a cada domingo (entre no site www.cnn.com/impact, da Internet, para saber como participar).
Há quem diga que o jornalista do futuro trabalhará com várias ferramentas (palavras, imagens, computadores) ao mesmo tempo: "Impact" é o pontapé inicial desse mundo novo do jornalismo.

Texto Anterior: Manchete põe no ar versão de sua revista 'Mulher de Hoje'
Próximo Texto: Hoineff estréia amanhã seu 'Realidade' na Band
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.