São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Culto de ancestrais permeia as religiões

ROGÉRIO C. DE CERQUEIRA LEITE

no Sudeste Asiático
É comum a afirmativa de que uma sociedade e uma cultura se revelam pelos seus mercados. E, de fato, não devemos jamais deixar de visitar os mercados.
Todavia, se queremos desvendar realmente aspectos mais recônditos de uma civilização que visitamos, temos de começar pelos cultos e templos.
No Vietnã, entretanto, esse roteiro começa, inesperadamente, pelo próprio mercado.
No meio daquele caos organizado, onde tudo é vendido com bom humor e tolerância, há umas barracas, mais coloridas e luxuosas que as demais, nas quais são oferecidos os objetos mais inesperados, ou melhor, suas réplicas em papelão ou papel.
Uma geladeira, uma televisão, um Rolex, um Rolls-Royce. Enfim, o que você imaginar.
E também dinheiro, imitações de notas norte-americanas com estampas de milhões de dólares.
No lugar da efígie, o retrato de um deus, dos céus ou dos infernos, ao gosto do freguês.
Servem como oferendas. Elas serão queimadas em cerimônias tradicionais e, assim, enviadas para uso no além-túmulo pelos ancestrais do fiel.
Entre o céu e a terra
Teriam um cartão Visa? Afinal, na propaganda, eles, do Visa, dizem estar em todos os lugares. Pois não é que há Visa, American Express e MasterCard. O "american way of life", com a globalização, chegou aos céus e aos infernos.
O culto dos antepassados é a mais antiga religião e está baseada na crença da imortalidade da alma.
A principal responsabilidade dos vivos é com o culto dos ancestrais, cujos espíritos retribuem com sua proteção. Todavia, sem a lembrança dos vivos, os mortos não poderão persistir.
Essa crença é o substrato das cinco grandes denominações asiáticas: hinduísmo, budismo, confucionismo, taoísmo e xintoísmo.

Texto Anterior: Imaginação empurra curiosos ao Oriente
Próximo Texto: Crença reforça o nacionalismo vietnamita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.