São Paulo, quinta-feira, 3 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disciplina é item de desempate

DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Brasileiro deste ano começa regido pelo seu 26º regulamento diferente, alterado às pressas para que fossem incluídos de novo Bragantino e Fluminense, que haviam sido rebaixados.
Mas, neste ano, as mudanças foram pequenas, se comparadas com outras edições desta competição.
Além dos dois clubes a mais, as regras deste ano só são diferentes das do ano passado a partir da segunda fase da competição.
Na primeira fase, todas as 26 equipes se enfrentam em apenas uma partida, e as oito melhores passam para a segunda fase.
O aumento de clubes fez a primeira fase inchar em 49 jogos, passando a ter 325.
Esse crescimento ocorre menos de um ano depois de a CBF ter realizado o Simpósio do Futebol Brasileiro, em outubro passado, que concluiu que seria necessário diminuir o número de jogos dos campeonatos para que eles se tornassem rentáveis.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, se recusou a dar declarações para a Folha.
Na segunda fase, as oito equipes serão separadas em dois grupos. No Grupo A ficarão o 1º, 4º, 5º e 8º colocados e, no B, 2º, 3º, 6º e 7º. Os times se enfrentarão dentro do grupo, em turno e returno, e o campeão de cada um se classifica para a final, disputada em dois jogos.
Em caso de empate, passa para a final a equipe mais bem colocada na primeira fase.
Outra novidade está nos critérios de desempate.
Caso duas ou mais equipes terminem a primeira fase da competição empatadas, seu índice de disciplina poderá definir sua classificação ou eliminação.
O índice será o quinto critério de desempate, após vitórias, saldo de gols, gols marcados e confronto direto. Depois dele, vem o sorteio.
Para estabelecer o índice, será adotado o critério que define o prêmio de "fair play" nas competições internacionais: um ponto perdido por cartão amarelo e três por cartão vermelho.
Também foi resolvido que na segunda fase só serão aceitos estádios com pelo menos 40 mil lugares, o que exclui São Januário, do Vasco.

Texto Anterior: Quanto vale o campeonato?
Próximo Texto: Comissão quer mudar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.