São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saga percorre 30 anos em 'Casa dos Espíritos'

Filme de 93 é o próximo lançamento

DENISE MOTA
DA REDAÇÃO

Três gerações de amores e desencontros marcam "A Casa dos Espíritos" -fita que circula com o jornal no próximo domingo, pela "Videoteca Folha".
Adaptado do primeiro livro escrito por Isabel Allende -e que logo se tornou best seller mundial-, este filme de Bille August ("Pelle, o Conquistador") narra a conturbada saga amorosa da família Trueba, em um país latino-americano no final da década de 20.
A história começa pelo jovem Esteban (Jeremy Irons), que se apaixona perdidamente por Rosa. O amor, entretanto, logo terá que ser esquecido quando a garota morre misteriosamente.
Esteban, então, se entrega ao trabalho, torna-se um rico fazendeiro e se casa com a irmã caçula de Rosa, Clara (Meryl Streep), mulher com poderes sobrenaturais. A feliz união, no entanto, será novamente perturbada pela presença de Ferula (Glenn Close), solitária e amargurada irmã de Esteban.
Passam-se os anos e, na década de 60, a já crescida filha do casal, Blanca (Winona Ryder), se apaixona pelo revolucionário Pedro (Antonio Banderas).
Por conta de seu relacionamento com Pedro, Blanca será torturada, mas seu pai, amigo de influentes funcionários do governo, nada faz para poupá-la, o que detona novo período de crises no clã Trueba.
Em tom de realismo fantástico, o longa traça um painel da evolução política e social do Chile, durante quase 50 anos (a história se passa entre 1928 e 1973).
Autora de livros como "Paula" e "De Amor e de Sombras" (que também ganhou adaptação para o cinema, sob direção de Betty Kaplan), Isabel Allende é sobrinha do ex-presidente do Chile, Salvador Allende, que foi deposto por um golpe militar em 1973.
Em visita ao Brasil em dezembro do ano passado, a escritora de 55 anos, que mora atualmente na Califórnia (EUA), afirmou ter "gostado muito do resultado final" de "A Casa dos Espíritos".

Filme: A Casa dos Espíritos
Produção: Alemanha, Portugal, Dinamarca, EUA, 1993
Direção: Bille August
Com: Jeremy Irons, Vanessa Redgrave, Glenn Close, Meryl Streep, Winona Ryder, Antonio Banderas

Texto Anterior: A conta política da economia
Próximo Texto: Machado de Assis é próxima atração da "Biblioteca Folha"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.