São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reeducando o corpo

ANGÉLICA BANHARA

Ivaldo Bertazzo busca a reestruturação do movimento dos músculos
A Escola de Reeducação do Movimento de Ivaldo Bertazzo é um convite ao desestresse. Fica em uma casa grande, no Pacaembu. A sala de espera tem tatames, almofadas, chá verde quente e muito silêncio. A sala de aula tem janelas gigantescas, que dão para um quintal com árvores.
Os alunos ficam descalços, com roupas confortáveis. A música é, muitas vezes, indiana. E uma das características mais fortes do coreógrafo, bailarino e professor de dança e terapias corporais -fora a técnica apurada- é o bom humor.
Na aula, o objetivo principal é dar ao aluno uma noção mais precisa de consciência corporal -ajudá-lo a descobrir como sentir e estimular a pele, a musculatura, os ossos. O resultado é a reestruturação do movimento muscular.
Bertazzo mescla conceitos e exercícios das mais atualizadas correntes mundiais de técnicas corporais e danças étnicas, buscando uma adaptação dos movimentos ao homem urbano.
Usando pequenas torções e com a ajuda de sacos de areia (para massagear os pés), pedaços de bambu e de madeira, a aula trabalha a sustentação da coluna, o ritmo e o equilíbrio -além da força das pernas, pés, braços e mãos.

ONDE PRATICAR
Escola de Reeducação do Movimento: r. Ubatuba, 78, Pacaembu, região central, tel. 65-4780.

Texto Anterior: Férias-Mala
Próximo Texto: Pêlo contrário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.