São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pêlo contrário

DEBORAH GIANNINI

Raspar na direção certa e higiene do aparelho evitam o pêlo encravado
Nem sempre a depilação garante uma "pele de pêssego". Seja qual for o método escolhido, se alguns cuidados não forem tomados, o resultado no dia seguinte pode ser uma pele cheia de bolinhas vermelhas, pequenas "espinhas" e até furúnculos na virilha, pernas, axilas e barba. Tudo isso provocado por pêlos encravados.
Como é retirado do "bulbo", o pêlo demora vários dias para crescer. Nesse período, a queratina, camada mais externa da pele, pode obstruir a saída do poro, causando dificuldade para o pêlo sair. Ele ficará embutido e irá se enrolar em torno de si, desencadeando um processo inflamatório dentro do folículo piloso.
"Além da predisposição de algumas pessoas, isso acontece quando se depila ou raspa na direção contrária ao crescimento do pêlo, na maioria das vezes, de baixo para cima", diz a dermatologista Valéria Marcondes.
Puxar o pêlo com a pinça não ajuda a desencravá-lo e ainda favorece infecções. Segundo a dermatologista Maria Teresa Lascane, a pinça funciona igual à depilação, retirando o pêlo no bulbo da raiz, o que mantém o problema.
Bolinhas vermelhas na pele indicam que os poros estão inflamados. Mas, quando assumem a aparência de espinhas (com pus) é sinal que há uma infecção, a foliculite. Ela é superficial e causada por bactérias da flora da pele. "A lâmina da gilete pode disseminar essa infecção. Por isso, as giletes devem ser individuais e descartáveis e bem lavadas, com água quente", diz Valéria.
Na virilha e axilas podem surgir pequenos furúnculos, quando existe infecção na glândula sudorípara, que fica junto aos pêlos.
Para tratar, deve-se usar esfoliantes na região para desprender a camada de queratina e, quando infectada, colocar antibióticos.
Antes da depilação, é importante lavar bem o local com água e sabonete. Na hora de raspar, utilize uma loção neutra e não gordurosa.

Texto Anterior: Reeducando o corpo
Próximo Texto: Batik: técnica milenar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.