São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criança morre com explosão de botijão

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Quatro casas geminadas desabaram, na periferia de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, após a explosão de um botijão de gás. Uma menina de dez anos morreu e nove pessoas tiveram ferimentos leves.
Nas casas moravam membros de uma mesma família. O acidente ocorreu por volta das 11h30 de ontem, quando o vigia desempregado Eliezer Severino Ferreira, 33, foi passar o botijão de um dos dois fogões de sua mãe para o outro.
Ao afrouxar a válvula que ligava o botijão cheio à mangueira de plástico, Ferreira disse que começou a escapar gás. "De repente, o botijão ficou rodando na minha frente e o vapor de gás veio na minha cara. Só deu tempo de pegar a minha mãe e correr."
Com os gritos de alerta, começaram a correr as 11 pessoas que se encontravam nas cinco casas geminadas da família de Ferreira. Com a explosão, sobrou apenas uma das casas.
O pedaço de uma laje caiu na cabeça de uma das sobrinhas de Ferreira, Rejane, quando ela tentava escapar. "Ela deu azar, coitadinha. Por um segundo, ela conseguia sair de casa", afirmou Ferreira.
A explosão assustou os vizinhos da rua Albano. "A poeira tomou conta de meu corpo inteiro. Foi um desespero", disse Rosa da Silva Bezerra Gomes, 34.
Rosa mora em casa vizinha às construções da família Ferreira. Ela lavava louça, enquanto a filha menor, de um ano, dormia no berço. Com a explosão, o vidro da janela em frente ao berço explodiu.
"Ela ficou desacordada, deve ter sido o susto. Pensei que ela estava morta", afirmou Rosa. Ao sacudir a filha, ela abriu os olhos. A mãe agarrou-a, pulou um muro e saiu gritando socorro pela rua Albano.
Uma casa vizinha foi parcialmente interditada, pois um pedaço de laje desabou sobre uma escada. A moradora Dolores Daniel e seu marido não foram atingidos.
Seis carros do Corpo de Bombeiros foram ao local. Ao todo, 40 homens trabalharam na remoção dos escombros. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Belford Roxo, nove pessoas se feriram sem gravidade -incluindo dois bebês.

Texto Anterior: 'O tanque caiu bem na minha frente'
Próximo Texto: Sarampo avança e secretaria não vacina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.