São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gismonti revela permanências em CD

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Imagine Igor Stravinski (1882-1971) vivendo no sertão brasileiro. Esse bizarro encontro é um dos resultados de outro encontro não menos inusitado. O instrumentista carioca Egberto Gismonti lança "Meeting Point", álbum gravado há dois anos com a Orquestra Sinfônica da Lituânia.
O disco (BMG) é o último desafio do músico, que há tempos vem compondo e atuando ao lado de orquestras brasileiras.
A brincadeira em "Strawa no Sertão" evoca a possível saga do compositor russo em terras brasileiras. Musicalmente, a faixa tem dois momentos: a versão orquestrada de uma zabumba seguida de outra de um maxixe.
Seguem-se as citações, e surge na segunda faixa Arthur Rimbaud (1854-1891). Em "Música para Cordas", uma peça linear e acústica, Gismonti inspira-se em "Chanson de la Plus Haute Tour", texto do poeta que aborda a questão da fé.
Em Gismonti, folclore e regional deixam um contexto temporal para ganhar um tratamento universal e erudito. O CD tem também frevo, canto popular e valsa.
Em sua arqueologia de sonoridades brasileiras, Gismonti já tocou a cultura nordestina, indígena, carioca. A busca, em vez de mostrar o movimento nestas áreas, traz sim suas permanências.
Como um perseguidor da "longa duração" -termo usado pelos historiadores franceses dos "Annales" para designar mudanças históricas sutis que não podem ser percebidas ao longo de uma vida humana-, Gismonti acaba descobrindo o som que permanece e dando um tratamento pessoal à base da música brasileira.

Disco: Meeting Point
Artista: Egberto Gismonti
Lançamento: BMG
Quanto: R$ 18 (em média)

Texto Anterior: Quarto dia do Festival de Montreux tem maior público
Próximo Texto: McQueen apresenta coleção de Givenchy; Morre em LA mecenas Dorothy Chandler; Alicante exibe séries de gravuras de Picasso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.