São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo afirma que drogas para dieta podem atacar o coração

DA REPORTAGEM LOCAL; DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma combinação de duas drogas contra a obesidade pode causar problemas cardíacos em mulheres jovens, segundo estudo da Clínica Mayo, de Minnesota, nos EUA.
Os medicamentos apontados na pesquisa são a fenfluramina e a fentermina, que foram usadas em conjunto ou separadamente por cerca de 18 milhões de pessoas nos EUA em 1996. A combinação das duas drogas pode ser causado estreitamento de válvulas cardíacas em 24 mulheres, disse a cardiologista Heidi Connolly.
A médica afirmou que cinco dessas mulheres se submeteram a cirurgias cardíacas e que outras delas provavelmente deverão ser operadas. O estreitamento das válvulas do coração pode causar retorno do sangue ao órgão, fazendo com que ele trabalhe mais.
Connolly disse que o estudo de sua equipe, que teve o auxílio de pesquisadores do Centro Médico MeritCare, de Dakota do Norte, será publicado na edição de agosto da revista "The New England Journal of Medicine". A cardiologista da Clínica Mayo concordou com a divulgação prévia dos resultados do trabalho.
Connolly afirmou que não sabe como a "fen-fen" (nome dado à combinação dos medicamentos) pode causar os problemas. O estudo sobre a relação entre as duas drogas e o estreitamento de válvulas começou há cerca de um ano, desde que uma de suas pacientes começou a apresentar problemas cardíacos.
A fentermina não é usada no Brasil, disse o endocrinologista Geraldo Medeiros, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Estudos com 600 pacientes usuários da "fen-fen" publicados desde 1992 não indicam nenhuma ocorrência cardíaca provocada pela combinação dos medicamentos, afirmou.

Texto Anterior: Rocha de Marte é parecida com as da Terra, indica primeira análise
Próximo Texto: China define regras eleitorais de HK
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.