São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo sobre inativos deve sair até terça

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Beni Veras (PSDB-CE) vai tentar na terça um acordo com a equipe econômica para votar a emenda da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Depois de se reunir com o ministro Pedro Malan (Fazenda), Veras disse que ele e os ministros Antonio Kandir (Planejamento) e Reinhold Stephanes (Previdência) vão debater propostas sobre o reajuste dos benefícios dos inativos.
A paridade entre as aposentadorias e pensões dos inativos com a remuneração dos servidores públicos que permanecem na ativa é o principal ponto de divergência na votação do relatório de Veras sobre a reforma da Previdência.
Há duas propostas em discussão. Uma delas prevê a manutenção da paridade total só para quem ganha até dez salários mínimos. Acima desse valor, seria aplicada uma tabela de redução progressiva.
Essa redução progressiva valeria tanto para o valor das aposentadorias e pensões quanto para os percentuais de reajuste.
A outra proposta prevê o fim da paridade entre o reajuste dos ativos e dos inativos. Esses últimos teriam seus benefícios reajustados de acordo com uma cesta de índices de inflação a ser criada.
O líder do governo no Senado, Elcio Alvares (PFL-ES), disse que os senadores da CCJ que apóiam o governo deverão ter uma reunião com o presidente FHC. Segundo ele, o relatório de Veras deve ser apresentado na terça. A votação deverá acontecer só na quarta.

Texto Anterior: Falta de quórum adia sessão da Câmara
Próximo Texto: Começa em 2 meses revisão de benefícios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.