São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suíça bloqueia mais contas de argentinos

CLAUDINÊ GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE BERNA

A Suíça anunciou que cresceu o número de contas bancárias bloqueadas de pessoas ligadas ao último regime militar argentino (1976-1983). Elas estão em seis bancos, mas o montante ainda é mantido secreto porque as investigações prosseguem.
Com base em uma lista de uma centena de nomes fornecida pela Justiça espanhola, as contas começaram a ser rastreadas em novembro de 1996, em 600 bancos de Genebra, Lugano e Zurique.
Contra essas pessoas corre um processo na Justiça espanhola por violação dos direitos humanos. Cidadãos espanhóis desapareceram na Argentina no período chamado de "guerra suja" (perseguição a militantes de esquerda).
A Procuradoria Federal suíça também continua tentando encontrar documentos da época, que estariam guardados no cofre de um banco suíço. Segundo o jornal espanhol "El Mundo", entre eles há uma lista de desaparecidos.

Texto Anterior: Acaba análise de ossos atribuídos a Che
Próximo Texto: Resultado confirma derrota do governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.