São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

D'Estaing critica Chirac

Le Monde
de Paris

DO "LE MONDE"

O ex-presidente francês Valéry Giscard d'Estaing criticou o desempenho francês nas recentes conferências internacionais.
"Amsterdã foi negativo. Denver foi inútil. Madri foi uma decepção para a França", disse em entrevista ao jornal.
Amsterdã abrigou a última reunião de chefes de governo da União Européia, Denver foi a sede da Cúpula dos Oito, os sete países mais ricos do mundo mais a Rússia, e em Madri ocorreu no início da semana a reunião de cúpula dos países membros da Otan.
D'Estaing disse ao jornal que a reunião de Amsterdã não conseguiu nenhum progresso na reforma das instituições européias. Em Denver não houve resultado de nenhum tipo. "Não sabemos nem o que aconteceu lá", disse.
Ele acusou o presidente Jacques Chirac de ignorar os conselhos de assessores em política externa. O premiê Lionel Jospin tem, para D'Estaing, uma "visão ultrapassada que vai impedir a França de se modernizar".
D'Estaing continua sendo parlamentar, mas não lidera mais seu partido.

Texto Anterior: Itália põe soldados contra a Camorra
Próximo Texto: IRA fere cinco na Irlanda do Norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.