São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientista defende política eficiente

Físico acha mecanismos atuais precários

DA REPORTAGEM LOCAL

Rogério Cezar de Cerqueira Leite, favorável à cobrança de royalties

O físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), acha que o país deve procurar uma política eficiente para receber seus royalties, segundo regras da Eco-92.
"Atualmente, as normas sobre patentes e a legislação federal sobre o assunto são muito ruins, perversas", disse. "O Brasil tem um papel importante nessa discussão sobre a biodiversidade, pois é o país importante em termos de reservas, com a Amazônia."
Cerqueira Leite, que é membro do Conselho Editorial da Folha e está em viagem pela Europa, disse que não havia tomado conhecimento de detalhes da lei aprovada no Acre.
"Não posso comentar especificamente esse assunto, mas defendo, de maneira geral, o esforço de pessoas que se preocupam com o tema", afirmou. "Hoje temos mecanismos muito precários."
O assunto será debatido na 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que começa hoje em Belo Horizonte. Textos do debate podem ser achados na página da entidade na Internet: http://www.sbpcnet.org.br.

Texto Anterior: Governo teme isolamento e perda de 'dinheiro verde'
Próximo Texto: 'É um nacionalismo besta'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.