São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestibular da USP força especialização

DO ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

"Ciência hoje, Brasil amanhã" é o tema da reunião da SBPC, mas o próprio modo de fazer ciência tem comprometido hoje essa vontade dos cientistas de utilizar os conhecimentos científicos para ajudar a desenvolver o país de amanhã.
Por interdisciplinariedade se entende a utilização de conhecimentos de diversas disciplinas científicas para resolver um problema concreto -como física, biologia, ciências humanas.
Faltaria "interdisciplinaridade" às pesquisas, e mesmo as gerações mais jovens de cientistas têm optado por uma especialização cada vez mais estreita.
Por causa desse viés, o próprio vestibular para a USP impede de ingressarem na universidade alunos com um perfil mais "interdisciplinar".
Segundo dados da Fuvest -a fundação que realiza o vestibular para a USP-, são rejeitados cerca de 40% dos melhores alunos com esse perfil, diz Chaimovich.
Na primeira fase, são feitas perguntas de todas as disciplinas do 2º grau. No vestibular de 97, dos 110.908 candidatos, 7.100 obtiveram uma pontuação maior de 60% nesta fase; 973 não passaram para a segunda fase e 2.515 não foram aprovados.

Texto Anterior: Médico quer parar células com câncer
Próximo Texto: Polícia acha bebê em saco de lixo na rua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.