São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dotação Nacional para as Artes provoca polêmica nos EUA

Congresso corta subsídios para a fundação

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

O papel de promotor de atividades artísticas do governo está sendo questionado por políticos nos EUA. Na semana passada, o Congresso decidiu cortar subsídios para uma fundação artística, a Dotação Nacional para as Artes.
A verba da fundação artística saía do Departamento do Interior, cuja função era repassar recursos para parques, museus e programas direcionados à cultura indígena nos EUA, entre outros.
"É uma vergonha o que está sendo decidido. Simplesmente estão matando a Dotação Nacional para as Artes", protestou David Obey, deputado democrata do Estado de Wisconsin.
"Não conheço ninguém que tenha sido ajudado pelo fundo", disse Sonny Bono, deputado republicano da Califórnia. "Se nos apresentassem contribuições significativas que ele tivesse feito para as artes, até poderíamos discutir."
A polêmica em torno da Dotação torna-se maior ainda quando gira em torno de projetos e artistas auxiliados pela instituição.
"O governo tem prioridades mais importantes do que financiar um grupo de hippies que faz um trabalho esquisito", afirmou Duncan Hunter, republicano da Califórnia.
Em 1989, um trabalho do artista Andrew Serrano -um crucifixo numa lata de urina- gerou críticas, principalmente por ter recebido dinheiro a fundação.
"O norte-americano que trabalha duro e paga seus impostos quer mesmo dar dinheiro para uma arte profana?", perguntou Hunter. "Sinceramente, acho que não."
Outra crítica à fundação é que ela estaria dando preferência a cidades mais importantes, como Nova York e Los Angeles.
Com os republicanos dominando o Congresso norte-americano, recursos doados a fundações como a Dotação Nacional para as Artes estão sendo cada vez mais questionados nos EUA. A Casa Branca, em mais de uma ocasião, manifestou-se contrária ao fechamento da instituição, alegando que faz parte do papel governamental ajudar a difundir cultura pelo país.

Texto Anterior: Festival de curtas de SP apresenta CD-ROM
Próximo Texto: HBO Brasil premia três filmes nacionais em fase de finalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.