São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogo pesado; Campanha reeleitoral; Efeito Ásia; Pode mudar; Garotos-propaganda; Manobra interessante; Sem medo de ser feliz; Bola de neve; Imagem em jogo; Tradição de esquerda; Fatura amazonense 1; Fatura amazonense 2; Ajuda do além; Reação collorida; Visita à Folha

Jogo pesado
O governo aprovou o FEF porque endureceu com o PMDB, que deu 73 votos ontem contra os 54 que havia dado na reforma administrativa. E porque renovou a fatura de antigas promessas franciscanas (exemplo: porto de Manaus para Amazonino).

Campanha reeleitoral
Ontem de manhã, FHC conversou com Amin sobre 98. O PPB nunca esteve tão próximo do presidente. Ontem à noite, foi a vez de caciques peemedebistas falarem do futuro no Planalto.

Efeito Ásia
FHC recuou na intenção de usar recursos da privatização das estatais de telecomunicações em projetos sociais por causa da crise cambial no Sudeste Asiático. Assustado com a queda da Bolsa no Brasil, tenta mostrar ao mercado que o Real está seguro.

Pode mudar
Tucanos dizem que não está definitivamente decidido que todo o dinheiro da privatização irá abater a dívida pública. Afirmam que Serjão errou ao falar em aplicar parte na área social no meio da crise asiática.

Garotos-propaganda
No Itamaraty, diplomatas se perguntam o que levou FHC a receber ontem, em audiência, o ex-presidente George Bush, que está no país em visita organizada por uma empresa de seguros.

Manobra interessante
Pedrinho Abrão (PTB-GO), que está ameaçado de cassação, votou a favor do governo ontem.

Sem medo de ser feliz
Antes mesmo do anúncio da renúncia do deputado Edson Queiroz (PPB-CE), anteontem, no final da tarde, seu suplente, Aécio de Borba, já estava no plenário da Câmara cumprimentando os novos colegas.

Bola de neve
O governo suspendeu as negociações com os municípios no FEF porque, na sua avaliação, se eles conseguissem mais, seria quase impossível deixar de compensar os Estados quando a emenda chegasse ao Senado.

Imagem em jogo
A recomendação de cassação de Pedrinho Abrão (PTB) é vista na Câmara como mais um problema para Temer. Se o plenário não confirmar a decisão, seria uma mancha em sua gestão. Problema: a votação é secreta.

Tradição de esquerda
Milton Temer (PT-RJ) e Sérgio Arouca (PPS-RJ) quase saíram no tapa ontem por causa do FEF.

Fatura amazonense 1
O governador Amazonino Mendes (PFL-AM) deu um murro na mesa de Eliseu Padilha anteontem, quando o ministro dos Transportes enrolou ao ser cobrado sobre a promessa de estadualizar o porto de Manaus.

Fatura amazonense 2
Amazonino cobra promessa feita por Clóvis Carvalho (Casa Civil) na época da votação da reeleição. O porto de Manaus hoje é controlado por seu inimigo, o tucano Arthur Virgílio.

Ajuda do além
O ex-presidente João Baptista Figueiredo foi operado anteontem pelo engenheiro Rubens Farias, médium que diz incorporar o espírito do médico alemão dr. Fritz. Tratou de problemas no olho e na coluna em cirurgia em centro espírita no Rio.

Reação collorida
Collor está convocando parlamentares do seu antigo esquadrão da morte para acompanhá-lo até o STF, no dia 15 de agosto. Com a comitiva, apresentará recurso para tentar concorrer nas eleições de 98.

Visita à Folha
O primeiro-coordenador do PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais), Eduardo Capobianco, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
Estava acompanhado da segunda-coordenadora-geral, Betty Abramovicz, dos coordenadores Fernando de Oliveira Marques e Ricardo Young e do assessor de imprensa, Rafael Marko.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do deputado Carlos Apolinário (PMDB-SP), relator da lei eleitoral para 1998, sobre o governo trabalhar para reduzir o período de campanha:
- Já conseguiram aprovar a emenda da reeleição sem desincompatibilização. Agora, querem eleição sem campanha. O próximo passo só pode ser começar a eliminar quem discorda do governo.

Texto Anterior: FHC envia emenda do efeito vinculante
Próximo Texto: Prorrogação do FEF passa em 1º turno na Câmara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.