São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC envia emenda do efeito vinculante

Medida desafogaria o Judiciário

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso enviou proposta de emenda constitucional ao Congresso para permitir a adoção do mecanismo do efeito vinculante para decisões consolidadas do STF (Supremo Tribunal Federal).
O envio da proposta, pela qual os juízes ficarão obrigados a seguir súmulas proferidas pelo STF, representa uma derrota do presidente do tribunal, ministro Celso de Mello.
Contrário a essa idéia, Mello a criticou quando assumiu o cargo, em maio. Chegou a compará-la ao AI-5 (Ato Institucional nº 5), de 1968, que restringiu liberdades individuais, porque representaria a "aniquilação da consciência crítica do magistrado".
A maioria dos ministros do STF defende a súmula vinculante como saída para reduzir o congestionamento de processos judiciais.
Com esse mecanismo, deixarão de existir os recursos ajuizados em causas perdidas, apenas para protelar o cumprimento de decisão judicial. A medida tem a simpatia do presidente do Congresso, Antonio Carlos Magalhães.

Texto Anterior: Oposição tenta adiar votação hoje
Próximo Texto: Jogo pesado; Campanha reeleitoral; Efeito Ásia; Pode mudar; Garotos-propaganda; Manobra interessante; Sem medo de ser feliz; Bola de neve; Imagem em jogo; Tradição de esquerda; Fatura amazonense 1; Fatura amazonense 2; Ajuda do além; Reação collorida; Visita à Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.