São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veranico enche praias no litoral de SP

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A onda extemporânea de calor que atinge o litoral paulista neste mês devolveu às praias o colorido dos guarda-sóis, paisagem atípica nas temporadas de inverno.
Ontem, os termômetros da orla de Santos registravam entre as 11h e as 11h30 temperaturas de 29°C no sol e de 25°C à sombra.
"Parece que estamos no verão. A água do mar está um pouco fria, mas não gelada como normalmente é em julho", diz a paulistana Eliana Tânia de Luca, que ontem tomava sol na praia do José Menino, em Santos.
Frequentadora do José Menino há 21 anos, ela chegou há duas semanas para aproveitar o calor fora de época.
O santista Alex Flausino, 27, que saía do mar às 11h15 de ontem, passou a ir à praia diariamente neste mês devido ao "miniverão" da temporada de julho.
"No ano passado, o inverno já não foi muito forte, mas neste ano está demais. Houve dias com temperatura de 33°C", disse.
O movimento de veículos em direção ao litoral pelo sistema Anchieta-Imigrantes cresceu 18,76% na primeira quinzena de julho em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), 480.757 veículos desceram a serra entre 1º e 15 de julho de 96. Nos primeiros 15 dias deste mês, desceram 570.979 veículos.
A travessia de veículos na balsa Santos-Guarujá também cresceu. Entre 1º e 13 de julho de 96, 254.910 veículos fizeram a travessia. De 1º a 13 de julho deste ano, o número foi de 298.860 veículos, informou a Dersa.
Comerciantes dos quiosques da orla da praia de Santos estavam otimistas com a melhoria das vendas em um mês no qual não depositavam expectativas.
Maria Zeilze dos Santos, proprietária do quiosque Espeto, na praia do Embaré, disse que está vendendo nos finais de semana de julho pelo menos oito caixas de cerveja por dia, o dobro do que vinha vendendo até o mês passado.
"Normalmente, julho é superfraco. Estamos torcendo para o sol continuar porque a praia fica cheia e a gente vende muito mais."
Segundo os meteorologistas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o sol deve continuar no litoral até o fim-de-semana. A temperatura deve chegar hoje aos 27°C em Santos.

Texto Anterior: Ciência se concentra em poucas instituições e em áreas restritas
Próximo Texto: SP vira 'habitat' de abelhas africanizadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.