São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biblioteca traz "A Relíquia", de Eça de Queirós, na quinta-feira

DA REDAÇÃO

A "Biblioteca Folha" lança na próxima quinta-feira, dia 24, o romance "A Relíquia", de Eça de Queirós (1845-1900).
É o sexto volume da coleção, que publicou "Espumas Flutuantes", de Castro Alves, "O Primo Basílio", de Eça de Queirós, "Iracema", de José de Alencar, "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, e "O Noviço", de Martins Pena.
Ao comprar a Folha de quinta-feira nas bancas, o leitor poderá adquirir, por R$ 1,80, uma apostila com informações e exercícios que avaliam a compreensão de "A Relíquia" e ganhar o livro de brinde.
Para o assinante, o jornal enviará pelo correio um boleto bancário que dá direito à aquisição dos 20 volumes da coleção por R$ 36.
Os próximos lançamentos são "Três Autos" (dia 31), de Gil Vicente, e, no dia 7 de agosto, "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco.
Considerado uma novela fantástica e alegórica que une crítica social e análise psicológica, "A Relíquia" foi inicialmente publicado em volumes, em 1887.
O livro traz a história de Teodorico Raposo, um mulherengo que se disfarça de inocente para cobiçar a fortuna de sua tia. Por meio do realismo naturalista, Eça de Queirós denuncia a hipocrisia das instituições sociais vigentes.
A obra de Eça de Queirós pode ser dividida em três fases. A primeira, impregnada de realismo social, conta com "O Mistério da Estrada de Sintra" e "As Farpas", entre outros.
A segunda inicia-se com "O Crime do Padre Amaro", e inclui "O Primo Basílio" e "Os Maias" -após esses romances, Eça de Queirós escreveu "O Mandarim" e "A Relíquia".
Os principais títulos da terceira fase da obra do escritor são "A Ilustre Casa de Ramires" e "A Cidade e as Serras".

Texto Anterior: "Lua de Fel" é o reencontro de Polanski com o grande público
Próximo Texto: Achômetros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.