São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

'Safra' dos anos 80 é recorde na história

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
NOELLY RUSSO

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO; NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Adolescentes de 12 a 16 anos somam 17 milhões; em 2005, grupo será 18% maior que o dos jovens atuais

Os cerca de 17 milhões de pessoas que têm hoje de 12 a 16 anos formam a maior geração jamais produzida no Brasil. Os baby-boomers (pessoas nascidas no ápice da expansão demográfica) vão causar impacto na saúde, educação e emprego. Na estrutura do país.
Em 2005, haverá 17% a menos de crianças com até 4 anos do que 20 anos antes. Na mesma época, a safra dos "boomers" estará entrando nos 20 anos e será 18% maior do que a dos jovens de hoje.
A população idosa, por sua vez, será a que mais vai crescer proporcionalmente: 94% de 1985 a 2005.
O futuro que terão os adultos "emergentes" e os idosos "permanecentes" deve ser definido hoje. É o momento ideal para o país rever seu planejamento.
"Na saúde, não conseguimos cuidar de adultos ou idosos hoje. No próximo século, os problemas tendem a se agravar", diz Maurício Lima Barreto, 43, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. São dele os termos "permanecente" e "emergente", aplicados a doenças.

LEIA MAIS sobre baby-boomers e idosos às páginas 3-2 a 3-5

Próximo Texto: Adolescente brasileiro não se preocupa com seu futuro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.