São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sociedade é responsável por saúde do idoso

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

O "boom" da terceira idade que atinge o ápice no próximo século não pegou só o Brasil de surpresa. Segundo a chefe da divisão de geriatria do Centro Médico Beth Israel Deaconess e diretora da divisão de envelhecimento da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, Jeanne Wei, o fenômeno preocupa o mundo inteiro.
"São três os meios de se tratar a questão. A primeira delas é tomar conhecimento do que está acontecendo. A segunda é prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. A terceira é a adequação dos sistemas de saúde", afirma.
"Não é só a medicina que precisa se preparar para a mudança no perfil demográfico. As famílias precisam se conscientizar disso. E, a partir daí, a sociedade."
Ela diz que já esteve no Brasil e participou de seminários e palestras que tratavam do cuidado ao idoso. "Entre os países em desenvolvimento, o Brasil é um dos que, pelo menos, já tomou conhecimento do fato."
Jeanne aponta o nível federal de saúde como agente principal nas transformações. "O alto comando de saúde precisa estar envolvido nas mudanças."

Texto Anterior: Mundo terá epidemia de doenças crônicas
Próximo Texto: Ministério não está pronto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.