São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedra que atingiu carro pode ser do Hale-Bopp

DO NP

A enorme pedra de gelo que caiu no teto de uma Mercedes-Benz, em Campinas, no último dia 11 de junho, pode ser um pedaço do cometa Hale-Bopp.
Essa é a conclusão do Cepagri (Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura da Unicamp), depois de estudar o estranho episódio.
Os pesquisadores não acreditam que o bloco de 500 kg seja um enorme granizo, formado naturalmente. As chances de o gelo ter sido liberado por um avião também são pequenas.
"O mais provável é que seja parte de um cometa", contou Hilton Silveira Pinto, diretor do Cepagri. "Talvez até uma parte do Hale-Bopp (que pôde ser visto da Terra em maio)."
A hipótese será confirmada na segunda-feira, quando o resultado das análises deve ficar pronto.
Um dos motivos que levaram os cientistas da Unicamp a essa conclusão é o fato de que os cometas são feitos de gelo com poeira espacial. Outra razão é que o objeto era muito grande para ser outra coisa.
Segundo os pesquisadores, se a pedra chegou ao chão com meia tonelada, ela devia ser enorme quando entrou na atmosfera.
Logo que chegam na atmosfera, os objetos começam a se queimar e diminuir de tamanho. "Eu não consigo nem imaginar o tamanho que ele tinha antes da queda", diz Hilton.

Texto Anterior: Relatório critica avaliação da pós
Próximo Texto: Evento vai debater mudanças no segundo grau
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.