São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
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Relatório critica avaliação da pós

DA REPORTAGEM LOCAL

A Capes coloca esta semana em sua página da Internet (http:// www.capes.gov.br) um relatório bastante crítico sobre sua avaliação da pós-graduação, de autoria de especialistas estrangeiros.
O grupo esteve a convite na Capes de 10 a 13 de junho e começa o texto com elogios: "Concordamos que o sistema funciona bem e que tem levado ao aumento de qualidade e da quantidade de programas de pós-graduação no Brasil, bem como ao aumento do corpo docente com doutorado".
Mas, em seguida, parte para os questionamentos. Algumas das "preocupações desse comitê dizem respeito a:
1 - quantidade e precisão dos dados coletados anualmente;
2 - padrão de distribuição de conceitos, no qual se observa, ao longo do tempo, um percentual maior de programas colocados nas categorias A e B;
3 - falta de visitas in loco, seja de forma regular ou por exigência específica;
4 - ênfase exagerada em avaliações quantitativas versus análises qualitativas;
5 - composição dos comitês de avaliação;
5 - qualidade dos dados de infra-estrutura;
6 - uso dos mesmos critérios para avaliar mestrado e doutorado;
7 - falta aparente de uma ligação entre a graduação e a pós;
8 - falta aparente de qualquer exigência de que os programas adotem ações que atendam às recomendações do comitê".

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