São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
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Imagens de mulher seduzem os estilistas

ERIKA PALOMINO

ERIKA PALOMINO; CESAR FASSINA
COLUNISTA DA FOLHA

CESAR FASSINA
Qual é a imagem da mulher para o verão? Modismos e tendências à parte, os estilistas criam suas coleções com uma mulher em mente. Não a mulher ideal e formas perfeitas, mas um imaginário, uma impressão, uma idéia.
Alguns estilistas participantes do MorumbiFashion Brasil, o evento que lança 23 marcas em São Paulo até o dia 23, trabalham com referências de mulher bastante originais.
Lino Villaventura, 43, estilista da marca que leva seu nome, desfilou ontem inspirado pelo registro fotográfico de Baron de Meyer para as ninfas do balé "L'Après-Midi D'Un Faune", de Nijinsky, de 1912.
"É uma mulher diáfana, transparente, que dá passagem para suas emoções. Ela fica entre a luz e a escuridão, a fantasia e a realidade", explica o estilista, que conta também com a ajuda de lentes de contato brancas, para um efeito de cegueira.
Sereias gregas e imagens pré rafaelitas são também fortes imagens do resgate à feminilidade buscado pelo estilista.
Para a coleção que abriu o MorumbiFashion, na quinta-feira, a estilista Glória Coelho se baseou nas pinturas orientalistas do começo do século, em mulheres da Macedônia, "árabes, rainhas e irmãs de faraós". O resultado são delicadas e femininas heroínas bíblicas. Outras heroínas, desta vez futuristas, fizeram o sucesso de Reinaldo Lourenço, também na quinta-feira.
Alexandre Herchcovitch, 25, desfila hoje à tarde no MorumbiFashion Brasil coleção que, pela primeira vez na trajetória do estilista usa "todos os tipos de mulher: "No meu desfile a sensualidade da mulher vai do feminino ao masculino", diz o estilista.
O coque é anos 60, puxado para a frente e a estética brinca com ícones dos anos 80, como a roupa para ginástica aeróbica.
Também hoje, Amir Slama, 32, estilista e proprietário da marca Rosa Chá, mostra "uma evolução da mulher, que vem de um processo que não é de agora. Ela acaba o século recuperando por total a condição feminina". Feminina e extremamente sensual.
Fause Haten, 29 estilista da marca Der Haten assina o primeiro desfile com o seu nome. "A principal imagem desta coleção é a fantasia. Não trabalho com a imagem ao meu lado para pesquisar, mas sim com as lembranças destas imagens", diz Haten. As referências são três: a havaiana (inspirada no filme "Feitiço Havaiano"; a elegância dos anos 50 incorporada na modelo Lisa Fonssagrives-Penn; e as "Ziegfield's Girls", coristas de dos anos 30/40.

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