São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rentabilidade depende do administrador

VANESSA ADACHI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma decisão equivocada do administrador do fundo de ações pode provocar a perda de rentabilidade da aplicação.
Eles costumam ser cobrados nessas situações até porque os investidores pagam taxas de administração que variam em torno de 4% ao ano.
Na semana passada, enquanto a Bolsa se transformava em uma montanha-russa, não faltaram momentos decisivos para os administradores.
Também não foram raros os casos de erros comentados no mercado. "Quem se assustou na terça-feira com a queda da Bolsa e resolveu vender acabou perdendo a alta da quarta-feira", diz Reginaldo Carvalho, do Banco Real.
Saber escolher o momento para comprar e vender cada ação pode significar a glória de qualquer administrador de fundo de ações, especialmente no meio da crise.
Segundo Carvalho, "é preciso ter na cabeça que a aplicação em Bolsa é de longo prazo. E isso vale tanto para o administrador quanto para o investidor desesperado".
Insônia
Jorge Simino, diretor do Unibanco, destaca que o desempenho de cada fundo também depende da escolha da composição das carteiras, ou seja, quais as ações que o administrador do fundo resolve comprar.
Por isso, não se pode esperar a mesma variação de dois fundos diferentes.
Para quem perdeu o sono preocupado com o dinheiro aplicado em fundos de ações, os analistas dão um conselho.
"Na hora de escolher um fundo, não adianta perguntar apenas o quanto ele valorizou no último ano, é preciso saber qual a sua oscilação ao longo do tempo", diz Jorge Simino.
Segundo ele, alguns fundos mais agressivos tendem a oscilar mais, enquanto outros mais conservadores têm uma trajetória mais uniforme.
Dois fundos diferentes podem ter acumulado rentabilidades semelhantes no período, mas isso não significa que eles "percorreram o mesmo caminho".
"Se o aplicador é do tipo que fica nervoso ao ver o seu dinheiro subindo e descendo toda hora, é melhor optar pelos fundos que oscilam pouco".
(VA)

Texto Anterior: Fundo perde na baixa e não ganha na alta
Próximo Texto: Mercado prevê nova decepção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.