São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Fundador evita hierarquias

DE NOVA YORK

Você já imaginou uma empresa com quase 4.000 funcionários sem cargos hierárquicos, em que o proprietário nem tem sala própria, em que todos são literalmente obrigados a usar o mesmo elevador?
Assim é a sede da Bloomberg, em Nova York. Um estilo de administração que leva a marca pessoal de seu dono. "Nos cartões de visitas, ninguém tem um cargo especificado, porque aqui não existe hierarquia. Prefiro um organograma horizontal a um vertical", explicou Michael Bloomberg.
Entre as inovações do empresário, está a entrada no escritório. Todos têm acesso pelo 15 andar. Para se locomover internamente, devem subir ou descer pelas escadas. "É uma forma de a equipe se encontrar e ver que ninguém é diferente de ninguém."
As refeições? Nos corredores, entre vários aquários com peixes exóticos, há de tudo: refrigerantes, frutas, saladas, salgadinhos, sopa, sanduíches... Quem quiser, é só pegar, não tem de pagar nada.
Além de "prender" o funcionário ao local de trabalho, mostra, segundo Bloomberg, uma atenção com os pequenos detalhes. "O que custa para mim um refrigerante? Quantos refrigerantes por dia um funcionário vai tomar? É nada."
O estilo Bloomberg de gerir está sendo usado como exemplo em classes de administração nas faculdades norte-americanas.
Recentemente, o empreendedor lançou um livro, "Bloomberg por Bloomberg", em que conta sua trajetória profissional, um dos mais vendidos entre os de não-ficção nos Estados Unidos.
Bloomberg não descarta traduzi-lo para o português. "Será que venderia bem? Vou conversar com meu editor."
A Bloomberg L.P. inclui Bloomberg Financial Markets, que fornece informações financeiras on line; Bloomberg News, que fornece reportagens para jornais; Bloomberg News Radio, programação de rádio 24 horas por dia distribuída externamente; Bloomberg Business News, programação de TV para a comunidade financeira e Bloomberg Information Television, com 24 horas de programação de TV.

Texto Anterior: Bloomberg quer se popularizar no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.