São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BNDES oferece financiamento para quem investir em esporte

Banco faz estudo e abre linha de crédito a empreendimentos

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Pouca gente se deu conta. Mas o esporte no Brasil ganhou uma linha de crédito de bilhões.
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) concluiu, no último semestre, um detalhado estudo sobre a atividade esportiva no país.
E decidiu que parte de seu orçamento, R$ 13 bilhões só em 97, será direcionado para o financiamento de empreendimentos no setor.
Qualquer pessoa ou instituição que tenha um projeto que seja considerado viável pelo banco poderá obter crédito.
"Pode ser qualquer coisa. Até mesmo patrocínio", diz Jorge Kalache Filho, superintendente da Área de Operações Industriais do banco, responsável pelo estudo.
"É necessário, apenas, que o interessado cumpra requisitos. Afinal, somos um banco oferecendo financiamento. Não estamos dando dinheiro", afirma.
Além disso, o projeto apresentado precisa estar alinhado com a política estabelecida pelo banco para o setor.
"De maneira alguma, por exemplo, vamos financiar a compra de passe de jogador de futebol", diz o superintendente, se referindo aos boatos de que o BNDES liberaria verba para o Flamengo manter o atacante Romário no clube.
O futebol, aliás, é apresentado como contra-exemplo nesse caso: "...o campeonato nacional tem uma prioridade pequena no calendário; a maioria dos jogos acontece em estádios vazios...; não é de fácil compreensão a lógica dos campeonatos estaduais;...".
"De modo geral, estamos interessados em dois tipos de ações: as de cunho social e as que fomentem a atividade econômica, que gerem empregos, que sejam rentáveis", resume Kalache.

Texto Anterior: Árbitro aplica rigor em luta
Próximo Texto: Estudo concorda com as diretrizes de Pelé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.