São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procon alerta sobre cuidados na locação

DA REDAÇÃO

Apesar da estabilização do preços e da tendência de queda nos valores dos aluguéis, o volume de reclamações e consultas de consumidores no Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) continua expressivo.
O último balanço fechado pela entidade, vinculada à secretaria estadual da Justiça, mostra que no primeiro quadrimestre deste ano foram registrados 10.959 casos relacionados ao setor de habitação.
Desse número, 7.036 estavam relacionados a problemas ou dúvidas sobre locação. Comparados aos números do mesmo período de 96, houve queda significativa.
Entre janeiro e abril do ano passado, o Procon registrou 21.094 reclamações ou pedidos de orientação relativos a habitação, dos quais 15.546 referiam-se aos aluguéis. A queda, segundo a entidade, se explica pela estabilidade verificada no mercado imobiliário desde então, espelhada na queda de preço das locações e do crescimento do volume de ofertas no mercado paulistano.
Dicas
O primeiro cuidado a ser tomado é no momento da escolha do imóvel. O consumidor considerar a infra-estrutura de serviços na região (supermercados, feiras, farmácias, hospitais, escolas etc.).
Antes de assinar o contrato, o locatário deve vistoriar o imóvel e relacionar, em duas vias, as condições gerais, como pintura, janelas, instalações hidráulicas e elétricas.
O documento deve ser protocolado junto à imobiliária e uma via fica com o inquilino. Qualquer alteração ou reforma no imóvel deve ser autorizada pelo proprietário.

Procon - Tel. (011) 1512.

Texto Anterior: Distrito tem atraído pouco compradores
Próximo Texto: Shopping no ABC vai abrir em setembro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.