São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
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SAIBA

ROBERTO C. DE MAGALHÃES

Quem foi Monet?
Monet representa um dos fenômenos mais importantes da história da pintura dos últimos dois séculos. Nasceu em Paris em 1840. Em 1845, sua família muda para Le Havre. É lá que adquire, na adolescência, a fama de caricaturista. Em 1855, ele expõe, sem o consenso da família, as suas caricaturas na vitrina de uma loja de molduras. No mesmo ano, encontra o pintor de marinhas Eugène Boudin, que o convence a pintar e desenhar ao ar livre. Tem início, assim, um percurso artístico que fará dele um dos pais da pintura moderna. Monet morreu em Giverny em 1926, aos 86 anos de idade.

Qual é a importância de Monet para a história da arte?
Monet contribuiu de forma decisiva, ao lado de Cézanne, para o descrédito da figura humana como tema central das artes figurativas e, portanto, para a equiparação da paisagem aos gêneros ditos "nobres", como o retrato e a pintura histórica. Se consideramos que a figura humana é o tema principal das artes desde o Renascimento, é fácil entender o alcance da renovação cultural realizada pelo pintor francês. A linguagem visual de Monet abriu caminho, com a imediatez das suas pinceladas, para a pintura gestual, para o "informal" e a "action painting".

Onde estão as obras de Monet?
Principalmente, na França e nos EUA. Em Paris, pode-se ter uma visão de conjunto da sua produção no Museu d'Orsay e no Museu Marmottan. Neste último, encontra-se a tela famosa que deu nome ao Impressionismo: "Impression - Soleil Levant", de 1872. Essencial é, também, uma peregrinação ao Museu de L'Orangerie, templo que abriga o ciclo monumental dos "Nenúfares".
O interesse antecipado dos colecionadores americanos pela pintura impressionista explica a grande quantidade de telas de Monet em numerosos museus dos EUA. O Museu de Arte de São Paulo possui duas obras significativas de Monet: "De Barco no Rio Epte", de 1890, e "Ponte Japonesa de Giverny", não datada, mas realizada depois de 1919.

Quais são os temas dos seus quadros?
Ainda que a figura humana fosse frequente nas suas obras iniciais, ela deixa cada vez mais espaço para a natureza, até desaparecer completamente nos últimos decênios de atividade do pintor. Monet se interessava pela influência da luz no espaço natural e urbano, pela sua ação nos diversos momentos do dia e nas várias estações do ano. Essa preocupação levou-o a lançar e consolidar a idéia dos ciclos temáticos, como a "Catedral de Rouen", os "Montes de Feno", a "Ponte Japonesa" ou os "Choupos-Brancos", em que o mesmo elemento figurativo se presta a infinitas interpretações, conforme a incidência da luz e as variações cromáticas que ela produz.

Quais os pintores que contribuíram para o estilo de Monet?
Além de Eugène Boudin, é preciso mencionar os pintores Jongkind, Corot, Gustave Courbet e Manet. O primeiro ajudou Monet a consolidar o gosto pela observação do fenômeno natural. Corot sugeriu-lhe a noção de "atmosfera" e Courbet -ainda que este possuísse uma técnica próxima aos preceitos das academias- revelou-lhe a potência expressiva da luz natural da pintura. Manet, enfim, deu-lhe a sugestão da técnica "abreviada", da pintura sem contornos, dos violentos contrastes cromáticos e da oposição crua entre sombra e luz.
(RCM)

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