São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rochas ajudam a entender melhor a Terra

DA REDAÇÃO

Pesquisadores já sabem que na Terra os solos se formaram em diferentes condições climáticas e por diferentes materiais. Entender quais eram esses materiais ajuda os cientistas a ter uma idéia de como era a crosta terrestre.
Assim como na Terra, o conhecimento do solo marciano pode fornecer informações sobre a evolução e a atividade da atmosfera, da superfície e do interior do planeta.
Por isso, o robô Sojourner corre contra o tempo para estudar solo e rochas de Marte. Equipado com um instrumento chamado espectômetros de raios X, ele pode fazer levantamentos sobre a composição físico-química dos minerais.
Os dados divulgados pela Nasa mostraram uma semelhança entre as rochas marcianas e as terrestres maior do que se esperava. Uma das rochas analisadas é parecida com o andesito, encontrado nos Andes.

Texto Anterior: Homem manda missão a Marte para entender origem da vida na Terra
Próximo Texto: Há ruídos em Marte?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.