São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contra a lei da gravidade

LAVÍNIA FÁVERO

O que o sutiã, os cremes e os exercícios físicos podem fazer pelos seus seios
Manter os seios firmes com o decorrer dos anos é um desafio para todas as mulheres. Fatores hereditários e o estilo de vida aliam-se à lei da gravidade contra as mamas. Se a queda parece inevitável, ela pode, no entanto, ser diminuída com alguns cuidados básicos.
Os especialistas concordam que usar sutiã é muito importante. "É preciso proteger os seios do movimento, que sacode a pele e faz com que eles balancem", diz Alberto De Luiz, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O tipo mais indicado é o que tem base larga e firma os seios de baixo para cima.
Se, durante o dia, o sutiã é um aliado, na hora de dormir ele pode ser dispensado. "É um sacrifício desnecessário", explica Marcelo Zugaib, professor-titular de obstetrícia e ginecologia da Faculdade de Medicina da USP. Isso porque a mulher se movimenta muito pouco durante o sono, não tensionando as mamas. A posição em que se dorme também tem pouca influência sobre a firmeza dos seios.
A eficácia de cremes e exercícios é assunto controvertido. Zugaib aconselha o uso de hidratantes antiestrias para mulheres grávidas.
De Luiz acredita que o creme ajuda a manter a pele mais saudável e bonita, mas só o seu uso contínuo pode trazer esse resultado. "Os cremes não têm efeito sobre a firmeza dos seios, porque não atuam na glândula mamária", diz.
No caso dos exercícios, Zugaib recomenda que se ponha os músculos peitorais em atividade. "São eles que ficam sob os seios e, se estiverem firmes, podem ajudar a sustentá-los", diz.
De Luiz não concorda. "O máximo que a musculação pode fazer é projetar os seios um pouco para cima e para frente, já que o músculo embaixo deles aumenta de tamanho com o exercício", diz. O cirurgião alerta, contudo, para que as mulheres usem sempre um sutiã firme ao se exercitar. "Senão, a malhação pode ter efeito contrário: como os seios balançam muito e a pele sacode durante a prática, eles podem ficar mais flácidos".
O seio é formado por gordura e glândulas. Quanto mais jovem a pessoa, maior o nível de glândulas e menor o de gordura. Durante o processo de envelhecimento, o nível de gordura vai aumentando, o que faz com que os seios caiam. Uma outra dica importante é tentar manter o peso, mudando o mínimo possível o índice de gordura das mamas.
(LF)

Texto Anterior: Por trás das quedas d'água
Próximo Texto: Multiplicação das peças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.