São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ao gosto dos trópicos

A laranja deixou de servir apenas para sucos e faz sucesso em saladas
POR RITA LOBO
Talvez até pela fartura aqui pelos trópicos, a laranja é considerada um ingrediente para suco e olhe lá. No interior, sua casca acaba se transformando em doce e, eventualmente, o suco, fervido com bastante açúcar, vira calda para um bolo simples qualquer.
De uns tempos para cá, no entanto, quase toda revista de gastronomia importada tem uma receita de salada com laranja. Na "Gourmet" deste mês, por exemplo, há uma "Citrus Salad" que, além de gominhos de laranja, leva também tudo quanto é tipo de frutas cítricas: grapefruit, lima, limão...
Provavelmente, ácida demais para o nosso paladar. Mas, na receita que segue, a acidez da laranja e do iogurte é equilibrada com algumas colheradas de suco de maçã e refrescada com as folhas de hortelã bem picadas. Ótima para os trópicos!

Receita
Salada de laranja e Erva-Doce
Ingredientes
4 laranjas, somente os gomos
2 bulbos de erva-doce
1/2 xícara de pinoles
3 colheres (sopa) de suco de maçã
1/4 de xícara de iogurte
sal
pimenta verde
1 colher (sopa) de folhas de hortelã picadas
Modo de fazer
Descasque as laranjas completamente e corte em gomos, entre a cartilagem, dispensando as sementes. Corte os bulbos de erva-doce em duas partes e fatie as metades uniformemente (fatias de 1 cm). Numa tigela média, misture o suco de maçã, o iogurte, o sal e os grãos de pimenta verde.
Em seguida, acrescente os gomos de laranja, as fatias de erva-doce e os pinoles. Misture tudo muito bem com as mãos, verifique o sal, transfira para uma saladeira, polvilhe com a hortelã picada e sirva imediatamente.

Dicas quentes
O segredo desta salada, ou qualquer outra receita que leve laranja sem passar por nenhuma forma de cozimento, é o corte: primeiro descasque a laranja completamente sem que fique sequer a pele branca. Segurando a laranja deitada em uma mão, corte com uma faca bem afiada cada gomo, formando um V entre a cartilagem, que é descartada.

Texto Anterior: Multiplicação das peças
Próximo Texto: Além da garrafa azul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.