São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma oficina de galvanoplastia?

Paulo Caldeira (Uberaba, MG)
Os processos de galvanoplastia oferecem amplo mercado consumidor, pois são usados por indústrias e pessoas físicas.
O segmento é concorrido e composto, em sua maioria, por micro e pequenas empresas. Por isso o empreendedor precisa administrar bem o negócio para obter sucesso.
Uma das preocupações que o empresário deve ter ao investir capital na atividade é a questão ambiental. Existe legislação sobre o assunto e ela deve ser seguida e respeitada.
Os equipamentos para o tratamento de resíduos aumentam os custos do investimento inicial e de produção.
Para a montagem desse tipo de negócio, é necessário dispor de instalações para polimento, decapagem, desengorduramento, tanques e acessórios de aquecimento e filtragem dos banhos, de suspensão e secagem das peças, geradores de corrente e aparelhagem elétrica.
Os equipamentos para a montagem são: mesa para a colocação de peças e para o desengraxamento, tanques e seus acessórios, cestos, suportes, ganchos, ânodos solúveis, insolúveis e estriados, equipamentos de filtragem, de agitação e de aquecimento dos banhos.
Caso a empresa só preste atendimento ao consumidor final, ela deverá ser registrada nos seguintes órgãos para a abertura: Junta Co mercial, Secretaria da Fazenda, Prefeitura e INSS, além do sindicato patronal.
Se a empresa for atender outras empresas, ela deverá ser registrada nos seguintes órgãos: Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Receita Federal, prefeitura e INSS, além do sindicato patronal.
Seja qual for o tipo de empresa, o empreendedor deverá providenciar ainda alvará de funcionamento na prefeitura e verificar na Cetesb as exigências para o seu devido funcionamento.

Onde encontrar - Ligue-Sebrae: 0800-780202. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Regras para micro e pequenas empresas
Próximo Texto: Conheça os destaques da 11ª edição da Fenasoft
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.