São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
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Veja quando é hora de entrar no sistema

CLEBER MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa já é bem conhecida, mas pode crescer ainda mais. É esse o diagnóstico que leva empresários a virar franqueadores.
Só que em muitos casos a experiência não dá certo. A questão é saber quando o franchising é o melhor caminho.
"Nem todo negócio de sucesso dá resultado quando é franqueado", diz Marcelo Cherto, 43, presidente do Instituto Franchising.
A auto-avaliação é um dos critérios apontados por especialistas como imprescindíveis.
"O administrador precisa ter condições de investir na criação das franquias, ter vantagem competitiva sobre os concorrentes e saber transmitir conhecimentos", afirma Paulo César Mauro, 47, consultor.
A Casa das Calcinhas decidiu entrar no setor neste ano porque sentiu a demanda por franquias. "Começamos a ter procura de interessados em abrir lojas", conta Rafael Deieno Jr., 30, sócio.
Para debutar como franqueadora, a rede de moda íntima levou 19 anos. Hoje tem 29 lojas, todas próprias, no Estado de São Paulo.
A direção está selecionando candidatos e planeja abrir seis unidades franqueadas até o fim do ano.
Diferentemente da loja feminina, a rede de fast food Strogonophy's esperou bem menos tempo para entrar no time dos mais de 700 franqueadores do país.
Com três anos de existência, a empresa procurou em 96 uma assessoria especializada para montar seus sistema de franchising.
"Desde o começo, em 94, já tínhamos um manual de operações, que foi adaptado para franqueados", conta Maurício de Albuquerque, 31, sócio da rede, que tem nove lojas próprias.

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