São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997 |
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A3 ganha motor turbo por mais US$ 6.000
HENRIQUE SKUJIS
Quando o Audi A3 foi lançado no Brasil, em fevereiro, ele causou boa impressão pelas linhas harmoniosas, pelo acabamento de primeira e pela tecnologia de ponta. No entanto, no quesito desempenho, o menor carro da Audi -com 4,15 m, 5 cm a menos que o VW Golf- deixava a desejar. Não que o motor 1.8 aspirado de 125 cavalos (cv) de potência fosse fraco. Mas um carro de sua categoria e preço merecia mais agressividade em arrancadas e acelerações. O novo motor, que desenvolve 150 cv, melhorou significativamente o desempenho do A3, dando esportividade ao carro. Em baixas rotações, porém, as acelerações ainda estão um pouco aquém do esperado. É a partir das médias rotações (cerca de 2.000 giros) que a condução do A3 fica extremamente agradável, com respostas rápidas a qualquer toque no pedal do acelerador. O câmbio, de engates curtos e precisos, aumenta ainda mais a esportividade. O A3 só é vendido na versão duas portas, mas, no ano que vem, receberá opção de quatro portas. O interior do A3 é bastante aconchegante, com praticamente todos os equipamentos de luxo dos modelos maiores da Audi. No entanto falta um pouco de espaço para as pernas do motorista: em curvas rápidas, é normal o condutor bater o joelho direito no console central. O A3 Turbo começa a ser vendido no final do mês. O preço ainda não foi definido, mas deverá ser de US$ 48 mil. A versão com motor aspirado custa US$ 42 mil. Indagado sobre a possibilidade de a versão turbo "matar" a aspirada, Leonardo Senna, diretor da Senna Import -importadora da Audi-, respondeu que "há muita gente que não faz questão de desempenho esportivo, principalmente as mulheres, que são cerca de 50% das compradoras do A3". Além disso, Senna acredita que US$ 6.000 nesse segmento ainda é uma quantia alta. "O mix de vendas entre o aspirado e o turbo será de 50% para cada um." Atualmente, são vendidas cerca de 200 unidades do A3 por mês. Até o final do ano, esse número deve subir para 450 carros. Fábrica no Brasil A fábrica brasileira da Audi, que será construída em São José dos Pinhais (PR), vai produzir o A3 com motor aspirado a partir do final do ano que vem. Em seguida, a versão turbo também deve entrar na linha de montagem. Senna calcula que o A3 nacional custará cerca de US$ 37 mil. A redução em relação ao preço do importado não será tão alta quanto o esperado, porque o A3 atual, segundo Senna, está com preço abaixo do normal. A fábrica alemã teria feito um preço "especial" para o país, e as revendas brasileiras teriam reduzido a margem de lucro. Senna disse ainda que o A3 brasileiro terá uma versão mais despojada, que custaria cerca de US$ 34 mil. Texto Anterior: Sistema seria "poupança forçada" Índice |
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