São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
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CARTAS

* "Tenho um Gol 1.8, ano 91. Gostaria de trocar as rodas originas desse modelo, aro 13, por rodas de aro 15. O problema é que os pneus rasparão nos pára-lamas."
Juliano Santos Geraldo (Ribeirão Preto, SP)
Resposta
Segundo Paula Cristina D'Elie, da loja especializada Pneucar, a instalação de rodas aro 15 no Gol fará com que a suspensão seja mais exigida. A razão é a necessidade de usar pneus de perfil baixo, que absorvem menos os impactos provocados por pisos irregulares. Para que os pneus não raspem nos pára-lamas, segundo D'Elie, é preciso colocar rodas Pegassus, Mono (importada) ou a original do Gol GTi 16V, todas com tala de 6,5 polegadas, e pneus 195/50 R15. As demais são mais largas (7 polegadas).

* "Gostaria de saber qual é a montadora que vai se instalar em Catalão, Goiás, e em que estágio está o projeto. Qual é a data prevista para o início da produção?"
Adeilson Ramos Pinto (Ipatinga, MG)
Resposta
A Mitsubishi está montando uma fábrica em Catalão. Nessa unidade será fabricada inicialmente a picape L200, com cabine dupla. O início da produção está previsto para acontecer entre os meses de junho e agosto de 98.

* "Tenho um Peugeot 106 XN, ano 95. A pintura está saindo em vários pontos. Só percebi o defeito logo após o fim da garantia. Levei o carro à revenda Chamonix e fui informado de que iriam tentar uma solução com a Peugeot. Até hoje não obtive resposta, e a Peugeot se nega a prestar qualquer assistência porque o caso foi comunicado fora da garantia."
Afrânio Lopes (Ribeirão Preto, SP)
Resposta
A Peugeot informou que, apesar dos defeitos terem ocorrido após o término da garantia, foram efetuados os serviços necessários a título de cortesia. Segundo a importadora, o carro foi reparado e está em perfeitas condições de uso.

O leitor confirmou a informação.

* "Comprei um Palio EDX 97 na concessionária Panta. Durante a compra, o vendedor disse que o ar-condicionado era de fábrica. Após alguns defeitos, descobri depois que o equipamento foi instalado em uma oficina autorizada e que teria a garantia da Fiat."
Gilberto Pedro de Andrade Silva (Rondonópolis, MT)
Resposta
A Fiat informou que a concessionária Panta fez um acordo comercial com o leitor, que adquiriu outro veículo da marca.

Silva confirmou a informação da montadora.

* "Comprei uma S10 em dezembro e desde então o veículo apresenta um desagradável sacolejar na caçamba aos 90 km/h. Acho que esse é um defeito crônico do modelo, pois já o levei duas vezes na oficina e o problema não foi resolvido. O primeiro diagnóstico revelou que os pneus estariam com defeito. Eles foram trocados, mas o problema persiste."
Renato Levi (Barueri, SP)
Resposta
A GM informou que o carro foi reparado e entregue ao cliente em condições normais de uso.

O leitor afirmou que a Carville fez uma avaliação e que o problema foi considerado normal. Segundo Levi, até hoje o problema não foi solucionado.

* "Tenho um Mille ELX, ano 95. Em março, flagrei o carro descendo sozinho uma rua e se chocando com um poste. O freio de mão estava completamente puxado, mas o carro não estava engatado. Levei o veículo à revenda All Car no dia 14 de abril. Só no dia 29 de abril o orçamento relativo à funilaria foi aprovado. Sempre telefono para a revenda e meu carro continua na funilaria."
Renata Fonseca (São Paulo, SP)
Resposta
A Fiat informou que o reparo foi realizado pela All Car e entregue ao cliente no dia 18 de junho.

Em contato com a leitora, ela reclamou que o veículo ficou 71 dias na revenda para o conserto e só foi entregue no dia 25 de junho.

* "Comprei um Vectra GLS, ano 96, em novembro. Em ruas de paralelepípedo, o carro produz um barulho insuportável no painel. Estive nas concessionárias Cedros e Cial-Itatiba, onde recebi a explicação que o barulho se origina dos protetores solares, quando estão encostados no teto. Segundo o pessoal das revendas, o defeito é de fábrica."
Wilma Marino Pessenda (Campinas, SP)
Resposta
A GM disse que as revendas já foram orientadas sobre o modo como resolver o defeito.

A leitora argumenta que o carro se encontra com os mesmos problemas. Segundo ela, a orientação enviada para a revenda não condiz com o problema do carro.

* "Tenho um Peugeot 106 XN. Na revisão de 20.000 km, verifiquei que os amortecedores estão com vazamento. Soube que os amortecedores têm vida útil de 30.000 km. Enviei uma carta para a Peugeot e ainda não obtive uma resposta satisfatória."
Daniel F. Rigo (Ribeirão Preto, SP)
Resposta
A Peugeot informou que a garantia é restrita a defeitos de fabricação ou de montagem de peças. A importadora informou que, no caso desse cliente, não foi evidenciado qualquer defeito nos amortecedores e que seus sintomas são típicos de desgaste natural. Segundo a montadora, não se pode precisar a vida útil em 30.000 km, pois está diretamente ligada à forma de uso e condução do veículo. Em razão desses fatos, a Peugeot disse que não será possível efetuar o reparo dentro dos limites da garantia."

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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