São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Freitas pode ter que pagar

ROBERTO COSSO
DA FT

O secretário municipal das Finanças, José Antônio de Freitas, pode ser responsabilizado pessoalmente pelos prejuízos causados às empresas pela exigência ilegal do ISS.
Segundo o tributarista Ives Gandra Martins, a Constituição Federal determina que os agentes públicos responsáveis por atos arbitrários devem indenizar os prejuízos causados por esses atos. "A prefeitura está fazendo uma pressão, uma coação ilegal."
Questionado se a "averiguação de irregularidades nos tributos municipais", como ele chama a medida, não seria ilegal, Freitas respondeu: "A responsabilidade é inteiramente do secretário das Finanças."
A Prefeitura de São Paulo arrecada cerca de R$ 110 milhões por mês com a cobrança de ISS.
A manobra com as empresas de outros municípios faz parte de uma ofensiva da secretaria das Finanças para aumentar a arrecadação.
No início do ano, Freitas prometeu elevar a receita com ISS em 20%, mas só conseguiu 5% até agora. "Até dezembro, não vai dar para conseguir os 20%, mas estamos tentando chegar em 15%."
Segundo ele, desde junho a prefeitura está passando por uma "dificuldade transitória de caixa", que deve durar até o final de agosto. "Estamos fazendo um programa de contenção de gastos e aumento de receitas. Sempre adequamos o ritmo das obras ao caixa."
(RC)

Texto Anterior: Pitta exige ISS para pagar fornecedor
Próximo Texto: Polícia liberta grupo de costureiras escravas; Carrinhos de pipoca não poderão usar gás; PMs da Cidade de Deus serão presos de novo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.