São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IR cobra débito de contribuinte em dia

'Incidentes' atrasam restituição

DA REPORTAGEM LOCAL

Boa parte dos 25 mil contribuintes do Estado de São Paulo que receberam cartas da Receita Federal cobrando débitos para que recebessem a restituição não é devedora.
As notificações começaram a chegar na semana passada e davam prazo de 15 dias para o desacordo com a cobrança. Os contribuintes têm formado filas diante das unidades da Receita, que admite a possibilidade de prorrogar o prazo.
Uma parcela pagou o imposto com algum erro ou apresentou algum documento com atraso, que criaram o que a Receita chamou de "incidentes" -os entraves para a restituição.
Os incidentes que atrasaram as restituições aconteceram de 1993 a 1996. De acordo com o auditor Luís Monteiro, assessor de imprensa da Receita Federal em São Paulo, os motivos foram não-pagamento de uma parcela do imposto, número de CPF errado e data de vencimento errado, por exemplo.
Ele diz que há casos em que o contribuinte pagou as parcelas, mas perdeu o comprovante. Por isso, prefere pagar de novo para encurtar -para dois ou três meses- o processo.
Há casos em que o contribuinte pagou tudo corretamente e houve erro por parte apenas da Receita.

Texto Anterior: Fundos de ações têm maior rentabilidade
Próximo Texto: CMN regulamentará a nova previdência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.