São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporada amadurece estilistas, público e mídia

ERIKA PALOMINO

ERIKA PALOMINO; CESAR FASSINA; JACKSON ARAUJO
COLUNISTA DA FOLHA

Esta é a terceira temporada oficial de lançamentos de moda, consolidada pelo MorumbiFashion Brasil ao reunir 23 confecções numa mesma semana, no novo espaço do pavilhão Manoel da Nóbrega, no parque Ibirapuera, zona sudoeste de São Paulo.
A necessidade de uma calendário para o amadurecimento do mercado brasileiro é concentrar os desfiles e a atenção da mídia, colocando também o país no mapa internacional. Mostramos que moda é feita de maneira séria por aqui.
Por isso mesmo, não cabem mais nas passarelas o truque de certos "convidados especiais". Luciano Szafir para Iódice e Adriane Galisteu para Alice Capella só conseguiram irritar a imprensa especializada.
Também nas primeiras filas a ferveção mudou de tom. Sem histerismos, descolados, famosos e artistas compareceram para acompanhar as novidades na moda e o saudável zum-zum-zum do mundo fashion. Não mais para aparecer nas colunas sociais.
Tanto sinal de maturidade e educação fashion deveriam ser seguidos pela própria organização do evento. Por que marcas os desfiles para tão tarde? Na sexta-feira, por exemplo, terminava perto da meia-noite a programação.
Ainda, atrasos no primeiro desfile do dia -sem cair a culpa nas modelos que precisam trocar de maquiagem e cabelo entre um e outro- tornam-se imperdoáveis.
Em termos de qualidade, verifica-se considerável melhora no acabamento e no estilo das peças. Cópias mais explícitas aqui e ali -sobretudo nas marcas de posição intermediária no mercado- dão lugar a trabalhos de criação cada vez mais envolventes.
Para o público, resta o prazer de acompanhar o desenvolvimento de nomes como Reinaldo Lourenço e Alexandre Herchcovitch, bem como o de Renato Loureiro, num dos mais gratificantes desfiles desta temporada.
Lino Villaventura veio ainda mais envolvente, criando algumas das mais bonitas imagens destes dias. Verdadeira aula para quem ainda se lembra da discussão sobre moda com características brasileiras e expressão internacional.
Hits
Styling: Reinaldo Lourenço, G, Lino Villaventura, Renato Loureiro, Sommer e Ricardo Almeida.
Looks: Lourenço, Patachou, M. Officer, Vide Bula, Herchcovitch, Sommer, Lino Villaventura.
Trilhas: Reinaldo Lourenço, Zapping, Lino Villaventura, Renato Loureiro, Beneduci, Sommer, Vide Bula, M.Officer.
Moda masculina: Sommer, Renato Loureiro, Zoomp, Alexandre Herchcovitch, Ricardo Almeida.
Acessórios: Marco Apolônio para G e Reinaldo Lourenço; sandálias e cintos Beneduci; mules e sandálias para G.

Colaboraram Cesar Fassina e Jackson Araujo. Excepcionalmente, devido ao balanço da temporada de moda, não publicamos a coluna Noite Ilustrada

Texto Anterior: O baú do mascate
Próximo Texto: Boas idéias garantem desfiles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.