São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisas aperfeiçoam o tratamento do diabetes

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma equipe da Faculdade de Medicina de St. Louis (EUA) identificou uma molécula que aumenta os efeitos da insulina no tratamento do diabetes, segundo estudo publicado hoje pela revista "Cell".
O diabetes consiste na dificuldade de o organismo processar açúcares ingeridos, fazendo-os aparecer em altas concentrações no sangue. A doença atinge 135 milhões de pessoas em todo o mundo e provoca cerca de 2,8 milhões de mortes por ano. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e atua na regulagem das taxas de açúcar no sangue.
O estudo se baseou em testes feitos com ratos diabéticos. Os pesquisadores não conseguiram ainda compreender como a molécula descoberta ajuda a regular o nível sanguíneo de açúcar.
A molécula identificada não deve ser considerada uma alternativa à insulina e a outros agentes usados contra o diabetes. Usada isoladamente, ela não reduz os níveis de açúcar no sangue.
Outra pesquisa, feita por cientistas de Genebra, na Suíça, aponta um vírus humano descoberto recentemente como possível causa do diabetes. O estudo foi divulgado hoje pela revista "Science".
Os pesquisadores constataram que o vírus ativa linfócitos que atacam o pâncreas, causando danos à produção de insulina. Os linfócitos são glóbulos sanguíneos formados nos vasos linfáticos.

Texto Anterior: Clonada ovelha com gene humano
Próximo Texto: Cientistas clonam vírus da hepatite C
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.