São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo de Lula luta para manter hegemonia em SP

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O nome de quem vai comandar a campanha eleitoral nacional do PT em 98 começa a ser definido hoje com a eleição do presidente do diretório paulista. O grupo de Luiz Inácio Lula da Silva é favorito.
Ontem, 1.446 delegados do partido abriram a reunião do diretório, na capital, com uma homenagem a Che Guevara. Compareceram Lula, Eduardo Suplicy e José Dirceu.
"O partido precisa parar de coçar a virilha e ir criar núcleos nas periferias", disse Lula na abertura.
Lula apóia Antônio Palocci, ex-prefeito de Ribeirão Preto, para a presidência do diretório paulista. Palocci é o candidato das alas de "centro" e "direita" do PT.
O seu principal adversário é o deputado estadual Renato Simões, candidato da "esquerda" petista. Vilson de Oliveira representa o grupo do deputado federal Arlindo Chinaglia, mas não tem chance.
Para a ala de Lula, é fundamental que Palocci vença com boa margem, já que a votação nas chapas indica o número de delegados que cada setor levará para a convenção nacional do partido, marcada para o final de agosto no Rio.
A disputa pela direção nacional está equilibrada, como nas duas últimas convenções. Lula apóia a manutenção de Dirceu no cargo. O candidato da "esquerda" é o deputado federal Milton Temer (RJ).
A "esquerda" comandou o PT na eleição de 94. Em 95, Dirceu chegou à presidência com uma vitória por cerca 20 votos num colégio superior a mil eleitores.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Palocci vê revisão de dogmas
Próximo Texto: Folha lança coleção "História do Brasil"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.