São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metrópoles valorizam paisagistas

SIMONE CAVALCANTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Valorizar a casa ou o edifício não é apenas uma tarefa para arquitetos e engenheiros. A preocupação com a qualidade de vida nas grandes cidades e a necessidade de áreas verdes revela uma atividade em ascensão no país: o paisagismo.
No início desta década, as construtoras formalizaram parcerias com paisagistas para dar mais qualidade às obras, de acordo com Maria Cecília Barbieri Gorski, 45, presidente da Associação Brasileira de Arquitetos e Paisagistas.
Para ter uma idéia do crescimento dessa profissão, a Casa Cor 97, maior evento de decoração do país, mostrou cinco projetos de jardim feitos por paisagistas.
Esse boom revela que o paisagismo é uma profissão de futuro. "O nível técnico do profissional é muito importante, pois interfere diretamente na qualidade final do produto", diz Maria Cecília.
Manutenção
Wolfgan Steschenko, 39, arquiteto e paisagista, diz que o mercado está se expandindo tanto na área de elaboração de projetos como na de manutenção de jardins.
"O mercado está carente de paisagistas que organizem um planejamento de manutenção para o jardim como ele foi idealizado."
Para Steschenko, o jardim é um instrumento interativo e dinâmico. Em função disso, antes de fazer o projeto, o profissional precisa ter em mente como as plantas ficarão quando estiverem crescendo -um ou dois anos após o plantio.
Formação
O trabalho do paisagista exige um conhecimento de áreas como agronomia, arquitetura, biologia e geografia, dependendo do projeto e da área em que será executado.
Além disso, o profissional precisa ter noções de cálculo, item importante no processo de composição e harmonia dos elementos com os quais está trabalhando.
Para atingir a maturidade na profissão, o paisagista tem de estar sempre reciclando seus conhecimentos por meio de cursos, livros e revistas especializadas.
Os cursos oferecem aulas teóricas, que ensinam como desenvolver um projeto paisagístico, as técnicas de jardinagem e as noções básicas de botânica.
Alguns cursos fornecem até noções sobre paisagismo rural, plantas ornamentais e planejamento para ambientes internos.
As aulas práticas, que são essenciais para o aprendizado, são ministradas nos jardins das próprias escolas ou em locais públicos.
O ideal para quem estiver começando na atividade é fazer a manutenção de jardins de edifícios residenciais ou comerciais. O preço pelo serviço fica em torno de R$ 2 pelo m2 do jardim. Caso o local seja muito pequeno, estipulam-se no mínimo 50 m2 para o trabalho.
Wolfgan Stencheko lembra que "quanto mais técnico e qualificado for o profissional, mais caro será o seu serviço".

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Profissional aprimorou técnicas na França e na Itália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.