São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pensamento moderno aparece nos anos 20

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O pensamento moderno na arquitetura surge nos anos 20, após a Primeira Guerra Mundial.
Com a destruição de cidades, artistas e intelectuais, sobretudo arquitetos, se aliam a operários.
Surgem, então, as idéias funcionalistas da Escola Bauhaus, fundada na Alemanha em 1919 e que teve como um dos representantes Walter Gropius (1883-1969).
Na França, Le Corbusier (1887-1965) também apresenta novos projetos de construção.
A proposta que corria nos países era criar uma arquitetura que utilizasse os recursos técnicos da indústria e desse soluções para atender as necessidades das massas.
Só que, na Alemanha, as idéias surgiam de um grupo de arquitetos (a Bauhaus), e na França as propostas de inovação eram baseadas em Le Corbusier.
Entre 1929-30, Le Corbusier projeta e constrói a Villa Savoye, em Poissy (França), aplicando cinco princípios arquitetônicos, criados pelo próprio arquiteto e que, mais tarde, seriam os ingredientes do conceito de casa modernista.
Eram eles: plano livre (possibilidade de trabalhar os pavimentos de formas diferentes); pilotis (colunas que deixam o piso térreo livre e permitem aproveitar melhor a vista); fachada livre (possibilidade de inclusão de janelas de tamanhos diversos); janelas em toda a extensão da casa; e, finalmente, telhado-terraço (solarium).
Em 1926, ele visita o Brasil e dá uma série de conferências e sugestões sobre os projetos do prédio do Ministério da Educação e da Cidade Universitária.

Texto Anterior: "Rino Levi não queria chocar"
Próximo Texto: 'Gordura' e oferta fazem aluguel cair
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.