São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artigas queria uma arquitetura social

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Você sabe quem projetou o estádio Cícero Pompeu de Toledo, o estádio do Morumbi? Ou o Conjunto Esportivo da Portuguesa? O arquiteto Vilanova Artigas (1915-85). Ambos em São Paulo, foram projetados em 1952 e 1962.
Formado engenheiro-arquiteto pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), é também um dos fundadores da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), cujo edifício foi projetado por ele em 1961.
Adepto das idéias do modernismo e da criação de uma arquitetura mais social, Artigas teve sua carreira de arquiteto sempre ligada à de professor -deu aulas na Poli e na FAU-, influenciando gerações de arquitetos, como o atual Paulo Mendes da Rocha.
Essa sua preocupação com o social e com a política do país o fez entrar no extinto Partido Comunista. Em 1969, acaba sendo cassado e só tem permissão para voltar a dar aulas na FAU em 1981.
Seus projetos residenciais dos anos 40 e 60 são outros importantes destaques de sua produção.
Segundo Julio Camargo Artigas, 49, também arquiteto, seu pai experimentou nesse período "um novo comportamento para construir na cidade".
Ele explica: "Alguns clientes davam oportunidade para os arquitetos experimentarem, contribuindo para a criação de um jeito paulistano de morar".
Julio afirma ainda que a característica mais marcante dos trabalhos de seu pai foi criar e propor uma casa transparente, que, segundo ele, é voltada para a cidade.
Nos anos 40, Artigas projetou casas para famílias tradicionais paulistanas, como a dos Rio Branco Paranhos (1943) e a dos Mendonça (1944), ambas no Pacaembu (zona noroeste da cidade).
Ainda nos anos 40, trabalhou e finalizou o projeto do edifício Louveira, em Higienópolis (região central de São Paulo), que se mantém residencial e com características arquitetônicas originais.
Em 1950, assina outro megaprojeto: o da rodoviária de Londrina, no Paraná.
A partir de 56, entra na fase madura, segundo historiadores. Nesse período, destacam-se projetos de casas em São Paulo, o Ginásio Esportivo de Guarulhos (Grande São Paulo) e o prédio da FAU.

Texto Anterior: Mercado não valoriza nome de arquiteto
Próximo Texto: Família aluga casas de Warchavchik
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.