São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM FOI CORTÁZAR

Julio Cortázar (1914-1984) - Nasceu na Bélgica, mas cedo veio com a família para a Argentina. Mais conhecido como prosador, foi como poeta, contudo, que iniciou sua carreira literária, em 1938, com "Presenças". Sua primeira obra de contos é "Bestiário", de 1951, em que já se nota a influência do contista americano Edgar Allan Poe que, junto como os poetas surrealistas, foi fundamental em sua formação. Neste mesmo ano, muda-se para Paris, insatisfeito com os rumos da política de seu país, dominada pelo peronismo.
Os contos de Cortázar partem de situações banais do cotidiano para daí extraírem o fantástico, como em "As Armas Secretas" e "Octaedro". Mas sua obra mais importante é "O Jogo da Amarelinha", de 1963, romance em que a intensa experimentação com a linguagem busca mimetizar um mundo contemporâneo fragmentado.
Politicamente, foi entusiasta de primeira hora das revolução cubana, liderada por Fidel Castro, e sandinista, na Nicarágua.

Texto Anterior: Primórdios de Cortázar
Próximo Texto: ROSA; LONDON; LANG; HAWKS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.