São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A obra

. A Ilha dos Jacintos Cortados - Gonzalo Torrente Ballester. Tradução de Ari Roitman. Ed. Record (r. Argentina, 171, CEP 20921-380, RJ, tel. 021/585-2000). 320 págs. R$ 25,00. Repleto de alusões mitológicas e históricas, o romance narra a paixão platônica de um professor universitário de literatura por uma estudante de história clássica.
O autor
. O escritor Gonzalo Torrente Ballester nasceu em 1910 na Espanha. Perseguido pelo regime franquista, mudou-se em 1966 para os EUA, onde passou a lecionar. O escritor costuma chamar seus romances -como "La Saga/Fuga de J.B."- de "literatura de imaginação".
O que disseram
. "(...) a Gonzalo Torrente Ballester, o autor deste belo romance, não aflige fabricar heróis imaginários, nem os pitorescos personagens que lhe fazem companhia: ao contrário, ele o faz com mão de mestre."
Moacyr Scliar, no Mais! de 06/7/97.

Texto Anterior: A obra
Próximo Texto: Um velho gênero de autopunição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.