São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme mostra material genético em ação

JOSÉ REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Erik Stoksand publicou na revista "Science" (275, 1882) resumo da apresentação de um dispositivo desenvolvido por Paul Hansma e colaboradores da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, e da Universidade de Oregon que permite escalar um segmento de DNA por uma enzima, a polimerase, e fazer a transmissão desse vídeo.
A apresentação ocorreu durante uma sessão da Sociedade Americana de Física, e os presentes puderam ver o trabalho da enzima ao longo do DNA. São as primeiras imagens obtidas sequencialmente desse tipo. O curto filme revela uma visão de como os cientistas poderão, no futuro, acompanhar o trabalho das enzimas em relação a seus substratos.
Imagens de DNA e RNA podem ser conseguidas por meio do microscópio eletrônico, mas as amostras têm de ser coradas e fixadas.
No dispositivo de Hansma há participação de um aparelho da física, o microscópio de força atômica, que dispensa amostra fixada e corada, mas ele mesmo cria uma imagem acionando uma sonda ultrafina através da amostra, com o cuidado de não perturbar o trabalho das moléculas.
Pode-se ver, no espetáculo (ou balé, se preferirem), a RNA-polimerase descendo o segmento de DNA, a RNA-polimerase ligando bases de nucleotídeos (unidades do gene) e criando uma cópia de RNA que, por sua vez, serve de molde de uma proteína.
Foi muito difícil o trabalho de reter as moléculas sem prejudicar sua atividade e depois realizar outras operações com o fim de manter condições ideais para atingir o grande objetivo.
Os especialistas acham-se impressionados com os resultados. Hansma já prevê a possibilidade de conseguir um filme inteiro (o clipe projetado dura apenas oito segundos), capaz de mostrar sutis alterações na forma de RNA-polimerase, à medida que ela passar pelas diferentes letras do código genético em seu caminho para o segmento de DNA, o que revolucionaria, em sua opinião, o sequenciamento do DNA.

Texto Anterior: AIDS; DINOSSAURO
Próximo Texto: Os primeiros agricultores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.